Cortical dá um basta na instabilidade do servidor de e-mail e migra para Google Apps



Cortical dá um basta na instabilidade do servidor de e-mail e migra para Google Apps

Escrito por Agência FonteMidiaTer, 26 de Junho de 2012 13:12

Empresa atua no comércio de produtos cirúrgicos e contratou a Dedalus para projeto de migração

Especializada no comércio de produtos cirúrgicos, órteses, próteses e traumas, a Cortical comemora seus 20 anos de atividades migrando seus serviços de mensageria para a computação em nuvem, a partir da adoção da plataforma Google Apps, visando a redução de custos e também garantir a eficiência na comunicação com sua equipe externa de colaboradores, que atua em várias cidades do interior do estado de São Paulo. A empresa tem sede em Ribeirão Preto, um dos mais importantes polos econômicos do Brasil.

Além do novo serviço de e-mail, a empresa passou a usar o Gtalk, que facilitou a comunicação entre as equipes e também promoveu forte redução nos custos com telefonia, que representa boa parcela dos custos operacionais de uma empresa que necessita fazer uso da telefonia como meio de comunicação com seus clientes, parceiros e colaboradores. O Google Drive também está sendo fortemente utilizado para a guarda e compartilhamento de documentos relacionados aos negócios, tais como modelos de proposta comercial, modelos de contrato, outros arquivos, além de fotos de produtos.

A ideia de migração para o ambiente em nuvem surgiu da necessidade da troca do antigo servidor de e-mails, desenvolvido em Linux e que apresentava muita instabilidade “Algumas vezes tivemos problemas com e-mails não recebidos pelo cliente e quando faziam pesquisas no tráfego de e-mails não conseguiam chegar a um consenso se o cliente havia ou não recebido realmente”, conta Fernando Lorenzi, gerente de TI da Cortical. “Além disso, era uma ferramenta de e-mail com poucos recursos para o usuário”.

A empresa fez uma pesquisa no mercado sobre as opções e “até a escolha pelo Exchange foi considerada, mas a decisão final ficou com a plataforma Google por ela oferecer melhores ferramentas, capacidade de integração, com uma interface já bem conhecida pelos usuários, além da garantia de alta disponibilidade, o que, definitivamente, a ferramenta antiga não oferecia”, explica Lorenzi.

Com a plataforma Google Apps em uso, a empresa acabou percebendo outras vantagens além da redução de custos e alta disponibilidade desejadas: o aumento da produtividade, a colaboração e a perfeita integração com a plataforma Android dos smartphones das equipes externas. “Ganhamos também maior controle das atividades e não nos preocupamos mais com as instabilidades do servidor de e-mail”, destaca o gerente de TI da Cortical.

Mauricio Fernandes, presidente da Dedalus, destaca a Cortical como um bom exemplo de empresa de pequeno porte que pode ser amplamente beneficiada pela adoção do ambiente em nuvem em seus negócios. “Ao todo são 85 contas de usuários e todos têm acesso a um conjunto avançado de ferramentas de mensageria e de colaboração, sem exigir grandes investimentos na ampliação de sua infraestrutura de TI. E esta migração pode acontecer de maneira rápida e segura”, afirma o executivo.

Mais informações:
http://www.cortical.com.br
http://www.dedalus.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertisement