O Google Now nos deixará mais dependente do Google?



Não é de hoje que usamos o Google mais do que nunca, qualquer dúvida é só ir no endereço e fazer uma pesquisa rápida, e esta facilidade conseguiu alterar algumas características do nosso cérebro, de forma simples, o cérebro não se esforça em buscar informações do nosso próprio cérebro e diz que é mais fácil e seguro usar as informações do Google.

O Google Now foi um dos destaques do primeiro dia do Google I/O, para quem estava escondido em cavernas e não sabe o que é, o Google Now é um recurso do Jelly Bean que coleta informações GPS, buscas etc. Informando-nos de coisas antes mesmo de nós procurarmos, um recurso surpreendente diga-se de passagem, mas será possível esta novidade causar efeitos semelhantes ao citado no começo do post?

Bem, um recurso que faz tudo por você, organiza calendário, pesquisas, clima, caminho pro trabalho e muito mais sozinho deixa você sem muito trabalho para ter essas informações, segundo o artigo de Alexandre Salvador e Filipe Vilicic, “A facilidade e a rapidez com que se encontram informações na rede, sobre qualquer assunto e a qualquer hora, podem estar alterando os processos de cognição do cérebro.”, e no ponto de facilidade e rapidez o Google Now entende com certeza.

A psi­cóloga Betsy Sparrow, da Universidade Columbia, e dois colegas conduziram uma pesquisa sobre o assunto do Google afetando o cérebro, e uma das con­clusões da pesquisa foi que nós nos preocupa­mos menos em reter informações porque sabemos que elas estarão disponíveis na intemet. Logo, não tentaremos saber qual o melhor caminho porque o Google Now faz direitinho para você, não nos esforçaremos para encontrar um restaurante pois eu posso pegar meu Android e achar e pouquíssimos toques um bom restaurante com até sugestão de comida(!).

Pode parecer cedo para julgar um recurso que mal saiu do forno, mas pelo fato dele se assemelhar bastante com as características apresentadas em artigos sobre o Google no cérebro me faz questionar sobre esta ferramenta. O que acham? Acham que o Google Now será capaz de nos alterar?

Fonte: Diário do Android

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertisement